Este curso é fruto do mestrado do Programa Pós Graduação em Ensino, Ciência e Tecnologia  da UTFPR na área da Inclusão e tem por objetivo ampliar o conhecimento dos professores em relação a deficiência intelectual e  ensino de números e operações através de materiais concretos para que, estes, a partir da reflexão possam aprimorar a prática pedagógica, beneficiando a educação inclusiva. 
  
    O curso terá carga horária de 40 horas certificadas pela UTFPR, divididos em  nove tópicos, sendo eles:

    1º tópico: Inclusão e a importância do papel reflexivo do professor.
    2º tópico: Políticas e leis brasileiras sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva.
    3º tópico: A Deficiência Intelectual no ambiente inclusivo.
    4º tópico: A contribuição de Vygostky para a educação inclusiva e o ensino da matemática.
    5º tópico: A relevância da reflexão na prática do professor.
    6º tópico: A utilização dos materiais concretos para o ensino da matemática em um ambiente inclusivo.
    7º tópico: Orientação para a prática pedagógica reflexiva no ensino de Números e Operações na sala de aula regular com aluno com Deficiência Intelectual incluso, utilizando como material concreto a escala de cuisenaire.
    8º tópico: Orientação para a prática pedagógica reflexiva no ensino de Números e Operações na sala de aula regular com aluno com Deficiência Intelectual incluso, utilizando como material concreto o material dourado.
   9º tópico: Prática inclusiva e reflexão: potencialidades e fragilidades. 


  Data prevista para o início do curso: 26 de agosto de  2019                                     
  Data prevista de término: 06 de outubro de 2019

  

O Colegiado do curso de Matemática da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Campo Mourão, está ofertando o curso de matemática básica para alunos(as) da instituição e para a comunidade externa. O objetivo do curso, coordenado pela professora Valdete dos Santos Coqueiro e pelo professor Wellington Hermann, é auxiliar os participantes na superação de suas dificuldades relacionadas a conceitos básicos da matemática.

A ação é uma iniciativa do Colegiado de Matemática para tentar diminuir a evasão de acadêmicos dos primeiros anos dos cursos de graduação, que tem como causa a falta de conhecimentos matemáticos básicos, e prestar um serviço à comunidade externa à universidade.

Conteúdos Programáticos:

·         Frações

o   Conceituação de fração;

o   Equivalência entre frações;

o   Operações com frações.

·         Potenciação

·         Radiciação

·         Expressões algébricas

o   Adição e subtração de expressões polinomiais;

o   Multiplicação de expressões polinomiais;

o   Produtos notáveis;

o   Divisão de polinômios;

o   Fatoração;

·         Operações cm frações algébricas

·         Números reais e desigualdades

o   Intervalos;

o   Resolução de equações;

o   Resolução de inequações;

o   Valor absoluto.