EMENTA

Características de um empreendedor. O papel do empreendedor na criação de uma empresa. Análise para a competitividade: análise de mercado, recursos humanos, prática de competitividade. Atitude empreendedora em comércio e serviços.

OBJETIVOS

A disciplina visa proporcionar uma oportunidade para a sensibilização de projetos de empreendimentos organizacionais, por meio de uma experiência empreendedora, conduzida de forma teórico-prática, onde se vislumbra o processo da criação de novos produtos, serviços ou soluções com finalidade comercial ou não, a partir de casos e trajetórias historicamente conhecidos. A disciplina almeja instrumentalizar as condições para que os participantes busquem materializar uma idéia, formulada ou não por eles, a partir de tendências e oportunidades de mercado. Vivenciarão assim uma experiência, sendo estimulados a perceberem a importância e a integração das disciplinas que já cursaram até o momento no curso de Administração, exercitando a interdisciplinaridade. Propicia, portanto, uma visão integral (sistêmica) da gestão organizacional, a partir de metodologias e processos que estimulam a inovação e a criatividade (tais como Design Thinking) na concepção e formulação de modelos e planos de novos negócios ou análises de negócios já existentes e mercados. Exercitarão a concepção do negócio a partir da discussão de possíveis idéias ou oportunidades identificadas pelos grupos. Quando uma dessas idéias resultar na constatação de uma oportunidade, o grupo terá como desafio a transformação do que é potencial em um modelo ou plano de negócio, a ser explorado. Dentre os diversos objetivos específicos buscados encontram-se o desenvolvimento de habilidades como a comunicação e o relacionamento interpessoal dos discentes, a capacidade de comunicação e expressão em público, o desenvolvimento da habilidade de trabalhar e desenvolver tarefas e atividades em equipe, desenvolver habilidade de organizar idéias e expor opiniões de maneira organizada e proativa, desenvolver a habilidade de compreender e contribuir com o gerenciamento e o aprimoramento de uma equipe de trabalho, bem como desenvolver a capacidade de se concentrar em soluções e contribuir com idéias e práticas inovadoras na resolução de problemas. É papel da disciplina busca aprofundar de forma crítica o conhecimento sobre papel do empreendedorismo na economia e no desenvolvimento social e econômico. Busca, também, compreender a complexa estrutura organizacional que envolve a tomada de decisões de um empreendedor, após a consolidação de seu negócio.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I –

Conceitos e Evolução do Processo Empreendedor

Espírito empreendedor

Escolha do Negócio

Tendências e Oportunidades

Unidade II –

Mercado e Conjuntura

Gestão Estratégica

Criatividade, Inovação e Design Thinking

Unidade III –

Modelo de Negócio (Método de modelagem a partir da proposta de valor)

Plano de Negócio

Unidade IV –

Trajetória Empreendedora: casos clássicos

Empreendedor e Empreendimento: perspectivas de fracasso e sucesso