EMENTA | |
|
OBJETIVOS |
Desenvolver habilidades para ministrar aulas de canto individuais e coletivas. Conhecer as diferentes tendências de educação e posicionar-se criticamente perante elas a fim de reconhecer quais são os fundamentos que deverão nortear sua práxis enquanto professor de canto. Dominar técnicas de ensino para o trabalho com alunos em diferentes níveis (iniciantes e alunos que já possuam alguma experiência no canto). Manejar adequadamente planos de aula, conduzir adequadamente a aula visando solucionar problemas técnicos apresentados pelos alunos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
Fundamentação teórica e prática da técnica vocal aplicada à pedagogia do canto. Filosofias educacionais e sua repercussão na postura do professor de canto. Elaboração e execução de planos de aula tendo em vista o perfil do aluno ou do grupo de alunos. Escolha de métodos para a solução dos problemas técnicos apresentados pelos alunos em suas diferentes fases. |
METODOLOGIA DE ENSINO |
Aulas expositivas e práticas, análise de aulas dos estagiários e estudo das dificuldades. |
RECURSOS DIDÁTICOS |
Quadro de giz ou quadro branco, giz, data show, carteiras, mesa, piano, partituras, métodos de canto, caderno e caneta. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
Participação em aula, realização das atividades propostas e provas bimestrais. |
BIBLIOGRAFIA |
BÁSICA |
- Professor: Marcia Eloiza Kayser