EMENTA

 

 Estudo da fundamentação teórico-prática da Técnica Vocal aplicada aos alunos de canto em suas diferentes fases de desenvolvimento, entendendo como conduzir as aulas conforme um plano elaborado para cada aluno. Aquisição de conhecimentos sobre assuntos essenciais para a formação didático-pedagógica do futuro professor de Canto, envolvendo o uso do piano, os exercícios vocais, a escolha do repertório e a linguagem técnica e metafórica, utilizadas como recurso informativo e formativo do aluno. Treino prático progressivo, apresentando dificuldades crescentes, para o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias ao bom desempenho das funções do futuro professor de canto. Na parte teórica serão revistas as teorias da educação analisando o desenvolvimento pedagógico do canto no decorrer do tempo, a partir destas filosofias educacionais. 

A disciplina envolve a elaboração teórica juntamente com a experiência prática na docência do canto para alunos individuais, estendendo-se também para a prática de aulas coletivas, como é o caso do treinamento para preparador vocal de corais.

OBJETIVOS

Desenvolver habilidades para ministrar aulas de canto individuais e coletivas. Conhecer as diferentes tendências de educação e posicionar-se criticamente perante elas a fim de reconhecer quais são os fundamentos que deverão nortear sua práxis enquanto professor de canto. Dominar técnicas de ensino para o trabalho com alunos em diferentes níveis (iniciantes e alunos que já possuam alguma experiência no canto). Manejar adequadamente planos de aula, conduzir adequadamente a aula visando solucionar problemas técnicos apresentados pelos alunos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Fundamentação teórica e prática da técnica vocal aplicada à pedagogia do canto.

Filosofias educacionais e sua repercussão na postura do professor de canto.

Elaboração e execução de planos de aula tendo em vista o perfil do aluno ou do grupo de alunos.

Escolha de métodos para a solução dos problemas técnicos apresentados pelos alunos em suas diferentes fases.

METODOLOGIA DE ENSINO

  Aulas expositivas e práticas, análise de aulas dos estagiários  e estudo das dificuldades.

RECURSOS DIDÁTICOS

   Quadro de giz ou quadro branco, giz, data show, carteiras, mesa, piano, partituras, métodos de canto, caderno e caneta.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

   Participação em aula, realização das atividades propostas e provas bimestrais.

BIBLIOGRAFIA

BÁSICA