PLANO DE ENSINO

1.   IDENTIFICAÇÃO

ANO LETIVO:

2020

CAMPUS:

Curitiba II (FAP)

CURSO:

Licenciatura e Bacharelado em Dança

GRAU:

Graduação

NOME DA DISCIPLINA:

Tópicos Especiais II - Corpo e Movimento

SÉRIE/PERÍODO:

I semestre

TURMA:

 

 DOP

 

CARGA HOR. TOTAL:

 

34H

 

 

 

CARGA HOR. SEMANAL:

2H

CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL

 

OFERTA DA DISCIPLINA

Semestral

 

DOCENTE

Rosemeri Rocha Silva

TITULAÇÃO/ÁREA:

Doutora

TEMPO DE TRABALHO NA IES:

24 anos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.   EMENTA

Disciplina dedicada aos conteúdos relacionados aos projetos de pesquisa e extensão do professor ministrante em relação a corpo e movimento.

3.   OBJETIVOS

- Os alunos e alunas deverão ser capazes de: Investigar as possibilidades do ciclo  percepção-ação do corpo propositor; Focalizar o estudo dos  sistemas (músculo-esquelético, embriológico e nervoso); Expandir as possibilidades da investigação no espaço/tempo; Elaborar mapas de criação;

4.   CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Visualização do esqueleto;

- Cavidades do Corpo;

- Práticas Corporais e investigativas;

- Testes de procedimentos de criação e composição;

- Corpo Propositor/Enação;

- Percepção/ação;

-Sistema embriológico;

-Sistema Nervoso;

- Introdução dos Mapas de Criação;

 

5.   METODOLOGIA DE ENSINO

 - Aulas expositivas-explicativas; observação e análise de imagens e vídeos; seminários e debates; leitura de textos; observações ativas e análise reflexiva sobre os conteúdos (observação e proposição); utilização de diário de bordo (anotações escritas); pesquisa individual e em grupo; seminários dançados, composições de dança; elaboração dos mapas.

6.   RECURSOS DIDÁTICOS

Imagens, esqueleto, música, livros, canetas coloridas, papéis, textos.

7.   CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Avaliação por frequência e em aula pela participação (pontualidade no horário de início das aulas, disponibilidade, atenção, concentração, cooperação), capacidade de engajamento e de acompanhamento atento e pelas explorações e pesquisas desenvolvidas a partir dos seguintes critérios: compreensão do conteúdo ao explorar e investigar nas atividades das aulas; capacidade de reflexão, de levantar argumentação em dança e desenvolvê-la, de analisar e relacionar os conteúdos com outras instâncias e escalas da realidade da dança. Avaliação mensal, bimestral e semestral.

8.   BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

GREINER, Christine. O corpo: Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Ed. Annablume, 2005.

SILVA, ROSEMERI R. UNO, mapa de criação: ações corporalizadas de um corpo propositor num discurso em dança. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2013.

COMPLEMENTAR

BUZAN, Tony. Mapas mentais. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

HERCOLES, Rosa. Epistemologias em Movimento. In: Revista Sala Preta. v. 10, p. 199-203, nov,  2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57443>. Acesso em: 06/julho/2016.

QUEIROZ, Lela. Corpo, mente, percepção: movimento em BMC e Dança. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2009.

DAMÁSIO, Antonio. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das letras, 2011.

COHEN, BONNIE B. Sentir, perceber e agir: Educação somática pelo método Body Mind Centering. São Paulo:  Edições SESC, 2015.

9.   APROVAÇÃO DO COLEGIADO

Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em:

Dia:

 

Mês:

 

 Ano:

 

Ata Nº:

 

 

 

 

 

    

Docente

 

 

 

Coordenação do curso

 


PLANEJAMENTO DAS AULAS:

11.3 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E PRÁTICA COM O ESQUELETO DAS 3 CAVIDADES DO CORPO;
18.3 - LEITURA DO ARTIGO: O CORPO PROPOSITOR, PONTO DE PARTIDA PARA CRIAÇÃO ARTÍSTICA;
25.3 - TESE ROSEMERI ROCHA (capítulo1)
1.4 TESE ROSEMERI ROCHA (capítulo1)continuidade- Seleção das ideias chaves
8.4 - Mapeamento com foco no esqueleto - cabeça/cóccix e as três cavidades do corpo (cabeça/caixa torácica e bacia)- Procedimento prático

15.4vídeo - criação: como seguir criando em tempos de pandemia?

1. Assistir os vídeos;

2. Pontuar os pontos que mais lhe chamou a atenção sobre a criação;

3. Mover a partir destes pontos com foco nas cavidades do corpo;

4. Elaborar uma escrita fazendo relação entre esses pontos e seu modo de mover,  refletindo a criação a partir desta experiência;

5. Enviar este texto até 20.4

parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=wLFDVhan9fE&feature=youtu.be

22.4 - Reunião por videoconferência (assuntos relacionados ao andamento da disciplina);

29.4 - Prática Guiada


Sistema embriológico (lugar no espaço- sensação) - formação do embrião - saco vitelínico, cavidade amniótica e notocorda)

13.5 - Prática Guiada

Sistema embriológico( foco no saco vitelínico (formação da camada -endoderme- foco no tubo digestório)

27.5 - Prática Guiada

Sistema embriológico( foco na cavidade amniótica (formação da camada -ectoderme - foco no sistema nervoso - Autônomo, somático - simpático e parassimpático

03.06 - Prática Guiada

Sistema embriológico( foco na notocorda- formação na mesoderme)- foco na coluna vertebral

10.06 - Teórica e Prática Guiada

Introdução aos Mapas de Criação (palavra-chave e/ou frase-chave, imagens chaves)

17.06 -  Prática sobre a palavra chave

24.06 - Prática sobre a questão motivadora

8.07 - Avalição

13.7 - Entrega da resenha do capítulo III da Tese Rose Rocha