PLANO DE ENSINO
1. IDENTIFICAÇÃO |
|||||||
ANO LETIVO: |
2020 |
||||||
CAMPUS: |
Curitiba II (FAP) |
||||||
CURSO: |
Licenciatura e Bacharelado em Dança |
||||||
GRAU: |
Graduação |
||||||
NOME DA DISCIPLINA: |
Tópicos Especiais II - Corpo e Movimento |
||||||
SÉRIE/PERÍODO: |
I semestre |
||||||
TURMA: |
|
DOP |
|
||||
CARGA HOR. TOTAL: |
|
34H |
|
|
|
||
CARGA HOR. SEMANAL: |
2H |
||||||
CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL |
|
||||||
OFERTA DA DISCIPLINA |
Semestral |
||||||
|
|||||||
DOCENTE |
Rosemeri Rocha Silva |
||||||
TITULAÇÃO/ÁREA: |
Doutora |
||||||
TEMPO DE TRABALHO NA IES: |
24 anos |
||||||
|
|
|
|
|
|
|
|
2. EMENTA |
Disciplina dedicada aos conteúdos relacionados aos projetos de pesquisa e extensão do professor ministrante em relação a corpo e movimento. |
3. OBJETIVOS |
- Os alunos e alunas deverão ser capazes de: Investigar as possibilidades do ciclo percepção-ação do corpo propositor; Focalizar o estudo dos sistemas (músculo-esquelético, embriológico e nervoso); Expandir as possibilidades da investigação no espaço/tempo; Elaborar mapas de criação; |
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
- Visualização do esqueleto; - Cavidades do Corpo; - Práticas Corporais e investigativas; - Testes de procedimentos de criação e composição; - Corpo Propositor/Enação; - Percepção/ação; -Sistema embriológico; -Sistema Nervoso; - Introdução dos Mapas de Criação; |
5. METODOLOGIA DE ENSINO |
||||||||||||||
- Aulas expositivas-explicativas; observação e análise de imagens e vídeos; seminários e debates; leitura de textos; observações ativas e análise reflexiva sobre os conteúdos (observação e proposição); utilização de diário de bordo (anotações escritas); pesquisa individual e em grupo; seminários dançados, composições de dança; elaboração dos mapas. |
||||||||||||||
6. RECURSOS DIDÁTICOS |
||||||||||||||
Imagens, esqueleto, música, livros, canetas coloridas, papéis, textos. |
||||||||||||||
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||||
Avaliação por frequência e em aula pela participação (pontualidade no horário de início das aulas, disponibilidade, atenção, concentração, cooperação), capacidade de engajamento e de acompanhamento atento e pelas explorações e pesquisas desenvolvidas a partir dos seguintes critérios: compreensão do conteúdo ao explorar e investigar nas atividades das aulas; capacidade de reflexão, de levantar argumentação em dança e desenvolvê-la, de analisar e relacionar os conteúdos com outras instâncias e escalas da realidade da dança. Avaliação mensal, bimestral e semestral. |
||||||||||||||
8. BIBLIOGRAFIA |
||||||||||||||
BÁSICA |
||||||||||||||
GREINER, Christine. O corpo: Pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Ed. Annablume, 2005. SILVA, ROSEMERI R. UNO, mapa de criação: ações corporalizadas de um corpo propositor num discurso em dança. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2013. |
||||||||||||||
COMPLEMENTAR |
||||||||||||||
BUZAN, Tony. Mapas mentais. Rio de Janeiro: Sextante, 2009. HERCOLES, Rosa. Epistemologias em Movimento. In: Revista Sala Preta. v. 10, p. 199-203, nov, 2010. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57443>. Acesso em: 06/julho/2016. QUEIROZ, Lela. Corpo, mente, percepção: movimento em BMC e Dança. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2009. DAMÁSIO, Antonio. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia das letras, 2011. COHEN, BONNIE B. Sentir, perceber e agir: Educação somática pelo método Body Mind Centering. São Paulo: Edições SESC, 2015. |
||||||||||||||
9. APROVAÇÃO DO COLEGIADO |
||||||||||||||
Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em:
|
PLANEJAMENTO DAS AULAS:
11.3 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E PRÁTICA COM O ESQUELETO DAS 3 CAVIDADES DO CORPO;
18.3 - LEITURA DO ARTIGO: O CORPO PROPOSITOR, PONTO DE PARTIDA PARA CRIAÇÃO ARTÍSTICA;
25.3 - TESE ROSEMERI ROCHA (capítulo1)
1.4 TESE ROSEMERI ROCHA (capítulo1)continuidade- Seleção das ideias chaves
8.4 - Mapeamento com foco no esqueleto - cabeça/cóccix e as três cavidades do corpo (cabeça/caixa torácica e bacia)- Procedimento prático
15.4 - vídeo - criação: como seguir criando em tempos de pandemia?
1. Assistir os vídeos;
2. Pontuar os pontos que mais lhe chamou a atenção sobre a criação;
3. Mover a partir destes pontos com foco nas cavidades do corpo;
4. Elaborar uma escrita fazendo relação entre esses pontos e seu modo de mover, refletindo a criação a partir desta experiência;
5. Enviar este texto até 20.4
parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=wLFDVhan9fE&feature=youtu.be22.4 - Reunião por videoconferência (assuntos relacionados ao andamento da disciplina);
29.4 - Prática Guiada
Sistema embriológico (lugar no espaço- sensação) - formação do embrião - saco vitelínico, cavidade amniótica e notocorda) 13.5 - Prática Guiada Sistema embriológico( foco no saco vitelínico (formação da camada -endoderme- foco no tubo digestório) 27.5 - Prática Guiada Sistema embriológico( foco na cavidade amniótica (formação da camada -ectoderme - foco no sistema nervoso - Autônomo, somático - simpático e parassimpático 03.06 - Prática Guiada Sistema embriológico( foco na notocorda- formação na mesoderme)- foco na coluna vertebral 10.06 - Teórica e Prática Guiada Introdução aos Mapas de Criação (palavra-chave e/ou frase-chave, imagens chaves) 17.06 - Prática sobre a palavra chave 24.06 - Prática sobre a questão motivadora 8.07 - Avalição 13.7 - Entrega da resenha do capítulo III da Tese Rose Rocha |
- Teacher: Rosemeri Rocha da Silva