PLANO DE ENSINO

1.    IDENTIFICAÇÃO

ANO LETIVO:

2020

CAMPUS:

Curitiba II (FAP)

CURSO:

Licenciatura em Artes Visuais

GRAU:

 

NOME DA DISCIPLINA:

Optativa em História, Teoria e Crítica de Arte

SÉRIE/PERÍODO:

M/N

TURMA:

 

 

 

CARGA HOR. TOTAL:

68

Teórica: 60

 

Prática Curricular: 8

 

CARGA HOR. SEMANAL:

2 h/a

CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL

 

OFERTA DA DISCIPLINA

Anual

 

DOCENTE

Ana Maria Rufino Gillies

TITULAÇÃO/ÁREA:

Doutorado/História

TEMPO DE TRABALHO NA IES:

 

 

2.    EMENTA

 

Estudos sobre abordagens artísticas de investigação no ensino das artes visuais.

 

3.    OBJETIVOS

 

  1. Estudar as relações entre História e Arte e suas mútuas apropriações, inclusive no livro didático e no ensino de História.

 

  1. Refletir sobre o debate acerca do conceito de arte pública, seu contexto de emergência na contemporaneidade, seu suposto caráter de democratização, verificando também outras possíveis manifestações ao longo da história.

 

 

4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Módulo 1 – 1º semestre 2020

 

- Analisar o potencial de produções das artes visuais como fonte e/ou indícios para a escrita da História.

- Investigar como contextos e fatos históricos são representados nas artes visuais (pintura, escultura, cinema).

- Investigar a construção de imagens e representações visuais visando compreender seus usos.

 

 

Módulo 2 – 2º Semestre

 

- Estudar o conceito e as formas de manifestações de arte pública, as relações público e privado na história das artes visuais e os debates contemporâneos sobre espaço público e esfera pública.

 

- Verificar se há manifestações de arte pública em Curitiba/no Paraná.

 

 


5.    METODOLOGIA DE ENSINO

.

  • Aulas expositivas e dialógicas a partir de textos previamente indicados
  • Seminários: atribuição de textos, individuais ou em dupla,  para início das discussões , mas demandando a participação de todos os presentes
  • Análise de filmes, documentários, pinturas, esculturas e obras arquitetônicas

 

  • Será considerada a possibilidade de utilização da Plataforma Moodle para indicação de atividades e para avaliação

6.    RECURSOS DIDÁTICOS

 

Quadro/canetão/giz/apagador; Textos; Computador; Projetor; Caixinhas de som; vídeos, documentários e filmes

7.    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

  • Modos de avaliação: continua
  •  apresentação individuais e/ou em duplas pelos alunos de textos previamente indicados. Valor: 0 a 2,0
  • Participação com comentários/análises nos seminários. Valor: 0 a 2,0
  • Apresentação individual de trabalho contendo tema e discussão pertinente ao estudado no período. Valor: 0 a 6,0
  • Critérios de avaliação: capacidade de articulação contextual e teórica, utilização correta de normas, gramática, ortografia e linguagem acadêmica; pontualidade.

 

 

8.    BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

Módulo 1:

BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos (org.) Ensino da Arte. Memória e História. São Paulo: Perspectiva, 2014.

BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Tradução: Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004. p. 11-24.

FLORES, Maria Bernadete Ramos; PETERLE, Patricia. História e Arte: imagem e memória. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012

FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane (orgs.) História e Arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, 2013.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nas Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

 

Módulo 2:

ARGAN, Giulio Carlos. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

ARTE PÚBLICA: Trabalhos apresentados nos Seminários de Arte Pública realizados pelo SESC e pelo USIS, de 17 a 19 de outubro de 1995 e 21 de novembro de 1996, este último com a participação da União Cultural Brasil-Estados Unidos. São Paulo: SESC, 1998.

AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 22.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. 3.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

________________. Intervenções urbanas. In: PEIXOTO, Nelson Brissac (org.). Intervenções urbanas: arte/cidade. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. p. 18-30.

A cidade e seus fluxos. In: : PEIXOTO, Nelson Brissac (org.). Intervenções urbanas: arte/cidade. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. p. 58-97

________________. A cidade e suas histórias. In: PEIXOTO, Nelson Brissac (org.). Intervenções urbanas: arte/cidade. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. 98-123.

SILVA, Fernando Pedro da. Arte pública: diálogo com as comunidades. Belo Horizonte: C/Arte, 2005.

 

COMPLEMENTAR

Módulo 1:

BARBOSA, Maria Izabel. A contribuição de Bossuet à glória do Rei-Sol. In: Akropólis, Umuarama, v. 15, n. 1 e 2, p. 61-72, jan./jun. 2007.Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/1417.

FABER, Marcos. A revolução francesa através da arte. Disponível em: http://www.historialivre.com/moderna/rev_francesa_arte.pdf    

KERN, Maria Lúcia Bastos. A imagem visual na nova história e história da arte. In: Porto Alegre, Porto Alegre, v. 7., n.13, p. 97-109, nov. 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27714.

MALLMANN, Carina. A arte na História: para uma prática interdisciplinar em sala de aula. Texto apresentado no XI Seminário de Estudos Históricos. Universidade FEEVALE. 16-19.set.2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/75304f14-c76a-4370-9087-6e1c193118cb/A%20ARTE%20NA%20HIST%C3%93RIA.pdf

MOIMAZ, Erica Ramos; MOLINA, Ana Heloísa. Arte e História: a pintura de Bruegel e o ensino de História. In: Cadernos do CEOM - Ano 21, n. 28 - Memória, História e Educação. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/159  

MONTEIRO, Charles. Pensando sobre História, Imagem e Cultura Visual. In Patrimônio e Memória. São Paulo, Unesp, v. 9, n. 2, p. 3-16, julho-dezembro 2013. Disponível em: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/410

OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de. História da Arte e apropriações contemporâneas: uma metodologia de ensino em construção. In: JORNADA GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL". 9., 2010, Belém. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2010. 16 p. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/trabalhos.html>

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Este mundo verdadeiro das coisas de mentira: entre a arte e a história. In: Revista Estudos Históricos. Arte e História, v. 2, n. 30, 2002, p. 56-75. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2176

SALGUEIRO, Valéria. A arte de construir a nação: pintura de história e a Primeira República. In: Revista Estudos Históricos. Arte e História, v. 2, n. 30, 2002, p. 3-22. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2170

SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte. A pintura histórica e a elaboração de uma certidão visual para a nação no século XIX. Tese. Curitiba, PR: UFPR, 2006. Disponível em: http://www.poshistoria.ufpr.br/documentos/2006/Consueloalcioniborbaduarteschlichta.pdf

SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas, as imagens, testemunhas da história. In: Estudos Históricos.  v. 7, n. 13, 1994. Revista FGV. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1974. Acesso: 22/03/2020.

Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1974.

 

 

Módulo 2:

CARTAXO, Zalinda. Arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. In: O Percevejo online, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/431/381.

CORREA, Victor. Arte Pública: seu significado e função. Disponível em: www.academia.edu

DOSSIÊ TEMÁTICO ARTE PÚBLICA. In:  CONVOCARTE. REVISTA DE CIÊNCIAS DA ARTE, N. 1, Portugal, Dezembro 2015.

MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (orgs.) Cidade,Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UGJF, 2013.

OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. Arte Pública: novas práticas de uma História de muitas histórias. Texto apresentado no XXIV Colóquio CBHA. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2004/anais/textos/51_luiz_sergio_oliveira.pdf

SÁ, Salma Dias Almeida. A cidade, os monumentos públicos e suas relações com o social. Texto apresentado no III ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, UFBa, Salvador, maio 2007.

SANTOS, Afonso Carlos Marques; KESSEL, Carlos; GUIMARAAENS, Cêça. Museus e Cidades. Livro do Seminário Internacional. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2004.

 

9.    APROVAÇÃO DO COLEGIADO

Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em:

Dia:

13

Mês:

 02

 Ano:

 2020

Ata Nº:

 

 

 

 

 

     

Docente

 

 

  

Coordenação do curso