1. IDENTIFICAÇÃO |
|||||||
ANO LETIVO: |
2020 |
||||||
CAMPUS: |
Curitiba II (FAP) |
||||||
CURSO: |
Licenciatura em Artes Visuais |
||||||
GRAU: |
|
||||||
NOME DA DISCIPLINA: |
Optativa em História, Teoria e Crítica de Arte |
||||||
SÉRIE/PERÍODO: |
M/N |
||||||
TURMA: |
|
|
|
||||
CARGA HOR. TOTAL: |
68 |
Teórica: 60 |
|
Prática Curricular: 8 |
|
||
CARGA HOR. SEMANAL: |
2 h/a |
||||||
CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL |
|
||||||
OFERTA DA DISCIPLINA |
Anual |
||||||
|
|||||||
DOCENTE |
Ana Maria Rufino Gillies |
||||||
TITULAÇÃO/ÁREA: |
Doutorado/História |
||||||
TEMPO DE TRABALHO NA IES: |
|
||||||
2. EMENTA |
Estudos sobre abordagens artísticas de investigação no ensino das artes visuais.
|
3. OBJETIVOS |
|
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
Módulo 1 – 1º semestre 2020
- Analisar o potencial de produções das artes visuais como fonte e/ou indícios para a escrita da História. - Investigar como contextos e fatos históricos são representados nas artes visuais (pintura, escultura, cinema). - Investigar a construção de imagens e representações visuais visando compreender seus usos.
Módulo 2 – 2º Semestre
- Estudar o conceito e as formas de manifestações de arte pública, as relações público e privado na história das artes visuais e os debates contemporâneos sobre espaço público e esfera pública.
- Verificar se há manifestações de arte pública em Curitiba/no Paraná.
|
5. METODOLOGIA DE ENSINO |
||||||||||||||
.
|
||||||||||||||
6. RECURSOS DIDÁTICOS |
||||||||||||||
Quadro/canetão/giz/apagador; Textos; Computador; Projetor; Caixinhas de som; vídeos, documentários e filmes |
||||||||||||||
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||||
|
||||||||||||||
8. BIBLIOGRAFIA |
||||||||||||||
BÁSICA |
||||||||||||||
Módulo 1: BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos (org.) Ensino da Arte. Memória e História. São Paulo: Perspectiva, 2014. BURKE, Peter. Testemunha Ocular: história e imagem. Tradução: Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004. p. 11-24. FLORES, Maria Bernadete Ramos; PETERLE, Patricia. História e Arte: imagem e memória. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012 FREITAS, Artur; KAMINSKI, Rosane (orgs.) História e Arte: encontros disciplinares. São Paulo: Intermeios, 2013. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nas Barbas do Imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
Módulo 2: ARGAN, Giulio Carlos. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes, 1989. ARTE PÚBLICA: Trabalhos apresentados nos Seminários de Arte Pública realizados pelo SESC e pelo USIS, de 17 a 19 de outubro de 1995 e 21 de novembro de 1996, este último com a participação da União Cultural Brasil-Estados Unidos. São Paulo: SESC, 1998. AUGÉ, Marc. Não lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9.ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. 22.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da esfera pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984. KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. 3.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004. ________________. Intervenções urbanas. In: PEIXOTO, Nelson Brissac (org.). Intervenções urbanas: arte/cidade. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. p. 18-30. A cidade e seus fluxos. In: : PEIXOTO, Nelson Brissac (org.). Intervenções urbanas: arte/cidade. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. p. 58-97 ________________. A cidade e suas histórias. In: PEIXOTO, Nelson Brissac (org.). Intervenções urbanas: arte/cidade. 2.ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012. 98-123. SILVA, Fernando Pedro da. Arte pública: diálogo com as comunidades. Belo Horizonte: C/Arte, 2005.
|
||||||||||||||
COMPLEMENTAR |
||||||||||||||
Módulo 1: BARBOSA, Maria Izabel. A contribuição de Bossuet à glória do Rei-Sol. In: Akropólis, Umuarama, v. 15, n. 1 e 2, p. 61-72, jan./jun. 2007.Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/view/1417. FABER, Marcos. A revolução francesa através da arte. Disponível em: http://www.historialivre.com/moderna/rev_francesa_arte.pdf KERN, Maria Lúcia Bastos. A imagem visual na nova história e história da arte. In: Porto Alegre, Porto Alegre, v. 7., n.13, p. 97-109, nov. 1996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27714. MALLMANN, Carina. A arte na História: para uma prática interdisciplinar em sala de aula. Texto apresentado no XI Seminário de Estudos Históricos. Universidade FEEVALE. 16-19.set.2013. Disponível em: https://www.feevale.br/Comum/midias/75304f14-c76a-4370-9087-6e1c193118cb/A%20ARTE%20NA%20HIST%C3%93RIA.pdf MOIMAZ, Erica Ramos; MOLINA, Ana Heloísa. Arte e História: a pintura de Bruegel e o ensino de História. In: Cadernos do CEOM - Ano 21, n. 28 - Memória, História e Educação. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/159 MONTEIRO, Charles. Pensando sobre História, Imagem e Cultura Visual. In Patrimônio e Memória. São Paulo, Unesp, v. 9, n. 2, p. 3-16, julho-dezembro 2013. Disponível em: http://pem.assis.unesp.br/index.php/pem/article/view/410 OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de. História da Arte e apropriações contemporâneas: uma metodologia de ensino em construção. In: JORNADA GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS "HISTÓRIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL". 9., 2010, Belém. Anais... Campinas: HISTEDBR, 2010. 16 p. Disponível em: <http://www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/trabalhos.html> PESAVENTO, Sandra Jatahy. Este mundo verdadeiro das coisas de mentira: entre a arte e a história. In: Revista Estudos Históricos. Arte e História, v. 2, n. 30, 2002, p. 56-75. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2176 SALGUEIRO, Valéria. A arte de construir a nação: pintura de história e a Primeira República. In: Revista Estudos Históricos. Arte e História, v. 2, n. 30, 2002, p. 3-22. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2170 SCHLICHTA, Consuelo Alcioni Borba Duarte. A pintura histórica e a elaboração de uma certidão visual para a nação no século XIX. Tese. Curitiba, PR: UFPR, 2006. Disponível em: http://www.poshistoria.ufpr.br/documentos/2006/Consueloalcioniborbaduarteschlichta.pdf SORLIN, Pierre. Indispensáveis e enganosas, as imagens, testemunhas da história. In: Estudos Históricos. v. 7, n. 13, 1994. Revista FGV. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1974. Acesso: 22/03/2020. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1974.
Módulo 2: CARTAXO, Zalinda. Arte nos espaços públicos: a cidade como realidade. In: O Percevejo online, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/431/381. CORREA, Victor. Arte Pública: seu significado e função. Disponível em: www.academia.edu DOSSIÊ TEMÁTICO ARTE PÚBLICA. In: CONVOCARTE. REVISTA DE CIÊNCIAS DA ARTE, N. 1, Portugal, Dezembro 2015. MIRANDA, Sonia Regina; SIMAN, Lana Mara Castro (orgs.) Cidade,Memória e Educação. Juiz de Fora: Editora UGJF, 2013. OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. Arte Pública: novas práticas de uma História de muitas histórias. Texto apresentado no XXIV Colóquio CBHA. Disponível em: http://www.cbha.art.br/coloquios/2004/anais/textos/51_luiz_sergio_oliveira.pdf SÁ, Salma Dias Almeida. A cidade, os monumentos públicos e suas relações com o social. Texto apresentado no III ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, UFBa, Salvador, maio 2007. SANTOS, Afonso Carlos Marques; KESSEL, Carlos; GUIMARAAENS, Cêça. Museus e Cidades. Livro do Seminário Internacional. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2004.
|
||||||||||||||
9. APROVAÇÃO DO COLEGIADO |
||||||||||||||
Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em:
|
- Professor: Ana Maria Rufino Gillies