PLANO DE ENSINO

 

1.    IDENTIFICAÇÃO

ANO LETIVO:

2020

CAMPUS:

 Curitiba II

CURSO:

 Licenciatura em Artes Visuais

GRAU:

  Superior  

NOME DA DISCIPLINA:

 História das Artes Visuais II

SÉRIE/PERÍODO:

 2º ano

TURMA:

 

TURNO:

 N 

CARGA HOR. TOTAL:

68 h/a

TEÓRICA:

  68

PRÁTICA:

 0   

CARGA HOR. SEMANAL:

 02

CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL

      

OFERTA DA DISCIPLINA

 Anual

 

DOCENTE

 Ana Maria Rufino Gillies

TITULAÇÃO/ÁREA:

 Doutorado/História

TEMPO DE TRABALHO NA IES:

  

 

2.    EMENTA

  Identificação, contextualização e análise das manifestações artísticas das Artes Visuais nos séculos XVIII e XIX

3.    OBJETIVOS

 - Identificar e analisar as principais características estéticas e históricas da produção artística europeia e brasileira dos séculos XVIII e XIX;

- Discutir e compreender as especificidades histórico-artísticas tanto da tradição europeia – do rococó ao pós-impressionismo - quanto da história da arte brasileira do mesmo período – do barroco colonial à consolidação do sistema acadêmico imperial.

 

4.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 Unidade 1

1.1 – Introdução à História da Arte;

1.2 – Europa: arte na corte francesa de Luís XIV;

1.3- Rococó inglês e francês.

 

Unidade 2

2.1 - Europa: arte e revolução francesa: neoclassicismo e romantismo;

2.2 - Europa: o realismo;

2.3 – Fotografia no século XIX: do daguerreótipo ao instantâneo;

2.4 - Europa: o impressionismo;

2.5 – Europa: o pós-impressionismo.

 

Unidade 3

3.1- Brasil: o barroco colonial da primeira metade do século XVIII;

3.2 – Brasil: rococó colonial da segunda metade do século XVIII;

3.3 – Brasil: imagens do Brasil através de pinturas de viajantes.

3.4 - A produção de arte no Paraná oitocentista

 

Unidade 4

4.1 - Brasil: a Missão Artística Francesa;

4.2 - Brasil: a Academia Imperial de Belas Artes;

4.3 – Antecedentes da semana de 1922.

5.    METODOLOGIA DE ENSINO

  - Aulas expositivas-dialogadas;

 - Análise e reflexão com a turma de textos previamente selecionados;

 - Metodologias de análise de obras para o ensino de arte;

- Trabalhos individuais e/ou em grupos (Análise de obras artísticas; elaboração e apresentação de releitura de obra de arte);

 - Exibição e análise de vídeos e/ou documentários;

- Visitas a museus;

- Avaliações (provas) dissertativas e/ou objetivas.

6.    RECURSOS DIDÁTICOS

 Quadro/canetão/giz/apagador; Textos; Computador; Projetor; Caixinhas de som; vídeos, documentários e filmes. Também poderá ser utilizada a plataforma Moodle.

7.    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 Provas e/ou trabalhos escritos; seminários com temas previamente selecionados.

Critérios: coerência, organização das ideias e argumentação fundamentadas nas referências, reflexões do/a discente e diálogo com os (as) autores (as) dos textos trabalhados; manutenção de um eixo de análise e pontualidade na entrega.

8.    BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

 FRASCINA, Francis (et alii). Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998.

GOMBRICH, Ernst. História da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. Capítulos 22 a 26.

JANSON, Horst Woldemar. História da arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Capítulos 1 a 3 da Quarta Parte.

OLIVEIRA, Myriam Andrade de (org). História da arte no Brasil: textos de síntese. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. Capítulos 1 e 2.

ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983

COMPLEMENTAR

 ANDRADE, Myriam. Barroco e Rococó na arquitetura religiosa do RJ. https://www.upo.es/depa/webdhuma/areas/arte/4cb/pdf/Myriam%20Andrade.pdf

BANDEIRA, Julio (et alii). A missão francesa. Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

BAZIN, Germain. Barroco e rococó. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARROS, José D’Assunção. O romantismo e o revival gótico no século XIX.  https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/704a

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). A obra de arte na era da sua reprodutibilidade/Walter Benjamin. Tradução Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre, RS: L&PM, 2019.          

BRANDÃO, Angela. Anotações para uma história do mobiliário brasileiro do século XVIII. http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15654

CHIARELLI, Tadeu. História da Arte. História da fotografia no Brasil - Século XIX: algumas considerações. http://www.scielo.br/pdf/ars/v3n6/06.pdf

COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX. São Paulo: SENAC, 2007.

FRIEDLAENDER, Walter. De David a Delacroix. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

 FERREIRA, Glauco B. ‘Arte Queer’ no Brasil? Relações raciais e não-binarismos de gênero e sexualidades em expressões artísticas em contextos sociais brasileiros. http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8740

LIMA, Laura Ferrazza de. A Paris Regencial (1715-1723): o renascimento de uma cidade. http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/viewArticle/341

MENDES, Maria Cristina. Sofia Coppola e Marie-Antoinette: o rococó na visão contemporânea. http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51243

NOVAES, Adauto (org.) O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

OLIVEIRA, Myriam Andrade. O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro. Barroco e Rococó no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2014.

PEREIRA, Sonia Gomes. Revisão Historiográfica da arte brasileira do século XIX. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 54, 2012, p. 87-106. Disponível em http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/49114

PRICE, Sally. A arte dos povos sem História. https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/20906

REWALD, John. História do impressionismo. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

REYNOLDS, Donald. A arte do século XIX. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

SANTOS, Renata Aparecida Felinto. A pálida História das Artes Visuais no Brasil: onde estamos negras e negros? https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/94288

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. ENTRE CONVENÇÕES E DISCRETAS OUSADIAS: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica no Brasil. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Revista

VENANCIO, Giselle Martins. Pintando o Brasil: artes plásticas e construção da identidade nacional (1816- 1922). http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/292

 

Vídeos: Youtube

Trailler oficial - Maria Antonieta -Filme

Análise do Filme - Maria Antonieta Sofia Coppola

Arte brasileira no fim do século XIX

Artistas Negros no Brasil - Século XIX e XX / Pintores negros no Brasil – século XIX

Documentário- A arte e a ciência da fotografia

Exposição Diane Arbus - Malba

Fotografia de Diane Arbus - Personagens

Fotopintura - o photoshop que reinventou o sertão

Museu Afro Brasil - SP

MASP-Palestras- Artistas negras brasileiras: desafios contemporâneos - 10/08/2019

Onde estão as mulheres na história da arte? Victoria Ferreira

Pinhole e a história da fotografia

Renata Felinto – Diálogos Ausentes (2016)

Renata Felinto -  “White Face and Blonde Hair”

 

9.    APROVAÇÃO DO COLEGIADO

Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em:

Dia:

 13

Mês:

 02

 Ano:

  2020

Ata Nº:

          

 

 

 

 

 

   ANA MARIA RUFINO GILLIES  

Docente

 

 

  FLÁVIO MARINHO  

Coordenação do curso