PLANO DE ENSINO
1. IDENTIFICAÇÃO |
|||||||
ANO LETIVO: |
2020 |
||||||
CAMPUS: |
Curitiba II |
||||||
CURSO: |
Licenciatura em Artes Visuais |
||||||
GRAU: |
Superior |
||||||
NOME DA DISCIPLINA: |
História das Artes Visuais II |
||||||
SÉRIE/PERÍODO: |
2º ano |
||||||
TURMA: |
|
TURNO: |
N |
||||
CARGA HOR. TOTAL: |
68 h/a |
TEÓRICA: |
68 |
PRÁTICA: |
0 |
||
CARGA HOR. SEMANAL: |
02 |
||||||
CARGA HOR. SEMIPRESENCIAL |
|
||||||
OFERTA DA DISCIPLINA |
Anual |
||||||
|
|||||||
DOCENTE |
Ana Maria Rufino Gillies |
||||||
TITULAÇÃO/ÁREA: |
Doutorado/História |
||||||
TEMPO DE TRABALHO NA IES: |
|
||||||
2. EMENTA |
||||||||||||||
Identificação, contextualização e análise das manifestações artísticas das Artes Visuais nos séculos XVIII e XIX |
||||||||||||||
3. OBJETIVOS |
||||||||||||||
- Identificar e analisar as principais características estéticas e históricas da produção artística europeia e brasileira dos séculos XVIII e XIX; - Discutir e compreender as especificidades histórico-artísticas tanto da tradição europeia – do rococó ao pós-impressionismo - quanto da história da arte brasileira do mesmo período – do barroco colonial à consolidação do sistema acadêmico imperial.
|
||||||||||||||
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||||||||||||||
1.1 – Introdução à História da Arte; 1.2 – Europa: arte na corte francesa de Luís XIV;
Unidade 2 2.1 - Europa: arte e revolução francesa: neoclassicismo e romantismo; 2.2 - Europa: o realismo; 2.3 – Fotografia no século XIX: do daguerreótipo ao instantâneo; 2.4 - Europa: o impressionismo; 2.5 – Europa: o pós-impressionismo.
Unidade 3 3.1- Brasil: o barroco colonial da primeira metade do século XVIII; 3.2 – Brasil: rococó colonial da segunda metade do século XVIII; 3.3 – Brasil: imagens do Brasil através de pinturas de viajantes. 3.4 - A produção de arte no Paraná oitocentista
Unidade 4 4.1 - Brasil: a Missão Artística Francesa; 4.2 - Brasil: a Academia Imperial de Belas Artes; 4.3 – Antecedentes da semana de 1922. |
||||||||||||||
5. METODOLOGIA DE ENSINO |
||||||||||||||
- Aulas expositivas-dialogadas; - Análise e reflexão com a turma de textos previamente selecionados; - Metodologias de análise de obras para o ensino de arte; - Trabalhos individuais e/ou em grupos (Análise de obras artísticas; elaboração e apresentação de releitura de obra de arte); - Exibição e análise de vídeos e/ou documentários; - Visitas a museus; - Avaliações (provas) dissertativas e/ou objetivas. |
||||||||||||||
6. RECURSOS DIDÁTICOS |
||||||||||||||
Quadro/canetão/giz/apagador; Textos; Computador; Projetor; Caixinhas de som; vídeos, documentários e filmes. Também poderá ser utilizada a plataforma Moodle. |
||||||||||||||
7. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||||
Provas e/ou trabalhos escritos; seminários com temas previamente selecionados. Critérios: coerência, organização das ideias e argumentação fundamentadas nas referências, reflexões do/a discente e diálogo com os (as) autores (as) dos textos trabalhados; manutenção de um eixo de análise e pontualidade na entrega. |
||||||||||||||
8. BIBLIOGRAFIA |
||||||||||||||
BÁSICA |
||||||||||||||
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. FRASCINA, Francis (et alii). Modernidade e modernismo: a pintura francesa no século XIX. São Paulo: Cosac & Naify, 1998. GOMBRICH, Ernst. História da arte. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993. Capítulos 22 a 26. JANSON, Horst Woldemar. História da arte. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. Capítulos 1 a 3 da Quarta Parte. OLIVEIRA, Myriam Andrade de (org). História da arte no Brasil: textos de síntese. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999. Capítulos 1 e 2. ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles, 1983 |
||||||||||||||
COMPLEMENTAR |
||||||||||||||
ANDRADE, Myriam. Barroco e Rococó na arquitetura religiosa do RJ. https://www.upo.es/depa/webdhuma/areas/arte/4cb/pdf/Myriam%20Andrade.pdf BANDEIRA, Julio (et alii). A missão francesa. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. BAZIN, Germain. Barroco e rococó. São Paulo: Martins Fontes, 1993. BARROS, José D’Assunção. O romantismo e o revival gótico no século XIX. https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/704a BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (org.). A obra de arte na era da sua reprodutibilidade/Walter Benjamin. Tradução Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre, RS: L&PM, 2019. BRANDÃO, Angela. Anotações para uma história do mobiliário brasileiro do século XVIII. http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15654 CHIARELLI, Tadeu. História da Arte. História da fotografia no Brasil - Século XIX: algumas considerações. http://www.scielo.br/pdf/ars/v3n6/06.pdf COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX. São Paulo: SENAC, 2007. FRIEDLAENDER, Walter. De David a Delacroix. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. FERREIRA, Glauco B. ‘Arte Queer’ no Brasil? Relações raciais e não-binarismos de gênero e sexualidades em expressões artísticas em contextos sociais brasileiros. http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8740 LIMA, Laura Ferrazza de. A Paris Regencial (1715-1723): o renascimento de uma cidade. http://projeto.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/viewArticle/341 MENDES, Maria Cristina. Sofia Coppola e Marie-Antoinette: o rococó na visão contemporânea. http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/51243 NOVAES, Adauto (org.) O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988. OLIVEIRA, Myriam Andrade. O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro. Barroco e Rococó no Brasil. Belo Horizonte: C/Arte, 2014. PEREIRA, Sonia Gomes. Revisão Historiográfica da arte brasileira do século XIX. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 54, 2012, p. 87-106. Disponível em http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/49114 PRICE, Sally. A arte dos povos sem História. https://portalseer.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/20906 REWALD, John. História do impressionismo. São Paulo: Martins Fontes, 1991. REYNOLDS, Donald. A arte do século XIX. Rio de Janeiro: Zahar, 1986. SANTOS, Renata Aparecida Felinto. A pálida História das Artes Visuais no Brasil: onde estamos negras e negros? https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/94288 SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. ENTRE CONVENÇÕES E DISCRETAS OUSADIAS: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica no Brasil. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092002000300009&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Revista VENANCIO, Giselle Martins. Pintando o Brasil: artes plásticas e construção da identidade nacional (1816- 1922). http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/292
Vídeos: Youtube Trailler oficial - Maria Antonieta -Filme Análise do Filme - Maria Antonieta Sofia Coppola Arte brasileira no fim do século XIX Artistas Negros no Brasil - Século XIX e XX / Pintores negros no Brasil – século XIX Documentário- A arte e a ciência da fotografia Exposição Diane Arbus - Malba Fotografia de Diane Arbus - Personagens Fotopintura - o photoshop que reinventou o sertão Museu Afro Brasil - SP MASP-Palestras- Artistas negras brasileiras: desafios contemporâneos - 10/08/2019 Onde estão as mulheres na história da arte? Victoria Ferreira Pinhole e a história da fotografia Renata Felinto – Diálogos Ausentes (2016) Renata Felinto - “White Face and Blonde Hair”
|
||||||||||||||
9. APROVAÇÃO DO COLEGIADO |
||||||||||||||
Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em:
|
- Professor: Ana Maria Rufino Gillies