A disciplina quer proporcionar  ao aluno conhecimento para compreender os elementos econômicos básicos, com o propósito de prepará-lo para compreender melhor outras disciplinas de final de curso e, para que possa analisar melhor algumas questões econômicas que perpassam os números, o comportamento dos mercados, o processo de Globalização, o consumo  e o efeito manada, as decisões governamentais, entre outras. 

Quem conduz a disciplina se orienta pela ementa, e, elabora objetivos, metodologia, estabelece uma bibliografia. Acesse o Plano de Ensino completo no SIGES. 

Seguem alguns tópicos:

EMENTA: Conceito de Economia. Modelos microeconômicos. Mercados e preços. Demanda e Oferta. Teoria da firma. Mercados competitivos. Estrutura de mercado. O problema da incerteza. Teoria dos jogos. Eficiência. Introdução à Macroeconomia e ao mercado de capitais. Papel do Governo. Característica da moeda. Tipos de Inflação, suas causas e suas consequências. Política de Crescimento e desenvolvimento Econômico. Diferentes escolas do pensamento econômico. Perspectivas Conjunturais. 

OBJETIVO GERAL.   Proporcionar ao acadêmico orientação econômica que o direcione à reflexão crítica e contextualizada da dinâmica da Economia na Administração pública e privada

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1.       Assimilar os Fundamentos Econômicos; 2.       Conhecer a Microeconomia e seus principais teóricos; Compreender a Macroeconomia e suas grandes questões.

METODOLOGIA: Leituras, para gerar conhecimento em  discussões, fóruns, resolução de exercícios. Acompanhamento por whatsapp. A ideia é seguir, não obrigatoriamente, um roteiro  com: 1. Introdução, tratando do que vai ser apresentado;  2. Apresentação das Teorias de maior destaque; 3. Principais críticas a estas teorias; 4. Fontes e usos de informações; 5. Resumo recapitulando; 6. Leitura e/ou exercícios;

As aulas não seguem rigorosamente o roteiro, podem alternar em outra ordem, ou omitir alguma etapa.