Este curso é fruto do mestrado do Programa Pós Graduação em Ensino, Ciência e Tecnologia  da UTFPR na área da Inclusão e tem por objetivo ampliar o conhecimento dos professores em relação a deficiência intelectual e  ensino de números e operações através de materiais concretos para que, estes, a partir da reflexão possam aprimorar a prática pedagógica, beneficiando a educação inclusiva. 
  
    O curso terá carga horária de 40 horas certificadas pela UTFPR, divididos em  nove tópicos, sendo eles:

    1º tópico: Inclusão e a importância do papel reflexivo do professor.
    2º tópico: Políticas e leis brasileiras sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva.
    3º tópico: A Deficiência Intelectual no ambiente inclusivo.
    4º tópico: A contribuição de Vygostky para a educação inclusiva e o ensino da matemática.
    5º tópico: A relevância da reflexão na prática do professor.
    6º tópico: A utilização dos materiais concretos para o ensino da matemática em um ambiente inclusivo.
    7º tópico: Orientação para a prática pedagógica reflexiva no ensino de Números e Operações na sala de aula regular com aluno com Deficiência Intelectual incluso, utilizando como material concreto a escala de cuisenaire.
    8º tópico: Orientação para a prática pedagógica reflexiva no ensino de Números e Operações na sala de aula regular com aluno com Deficiência Intelectual incluso, utilizando como material concreto o material dourado.
   9º tópico: Prática inclusiva e reflexão: potencialidades e fragilidades. 


  Data prevista para o início do curso: 26 de agosto de  2019                                     
  Data prevista de término: 06 de outubro de 2019