Este curso é fruto do mestrado do Programa Pós Graduação em Ensino, Ciência e Tecnologia da UTFPR na área da Inclusão e tem por objetivo ampliar o conhecimento dos professores em relação a deficiência intelectual e ensino de números e operações através de materiais concretos para que, estes, a partir da reflexão possam aprimorar a prática pedagógica, beneficiando a educação inclusiva.
O curso terá carga horária de 40 horas certificadas pela UTFPR, divididos em nove tópicos, sendo eles:
1º tópico: Inclusão e a importância do papel reflexivo do professor.
2º tópico: Políticas e leis brasileiras sobre a Educação Especial na perspectiva inclusiva.
3º tópico: A Deficiência Intelectual no ambiente inclusivo.
4º tópico: A contribuição de Vygostky para a educação inclusiva e o ensino da matemática.
5º tópico: A relevância da reflexão na prática do professor.
6º tópico: A utilização dos materiais concretos para o ensino da matemática em um ambiente inclusivo.
7º tópico: Orientação para a prática pedagógica reflexiva no ensino de Números e Operações na sala de aula regular com aluno com Deficiência Intelectual incluso, utilizando como material concreto a escala de cuisenaire.
8º tópico: Orientação para a prática pedagógica reflexiva no ensino de Números e Operações na sala de aula regular com aluno com Deficiência Intelectual incluso, utilizando como material concreto o material dourado.
9º tópico: Prática inclusiva e reflexão: potencialidades e fragilidades.
Data prevista para o início do curso: 26 de agosto de 2019
Data prevista de término: 06 de outubro de 2019
- Professor: Maria Ivete Basniak
- Professor: Sani de Carvalho Rutz da Silva
- Professor: Joselaine Iaros