EMENTA: História e evolução da Linguística Aplicada e sua relação com a Linguística. Linguística Aplicada (LA) como área de conhecimento e seu objeto de estudo. Visão dos fundamentos da LA sobre o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LAd). O status e o papel das línguas na atualidade. Status do professor de língua inglesa na contemporaneidade. Temas abordados pela Linguística Aplicada.

OBJETIVO GERAL: Introduzir os acadêmicos ao campo da Linguística Aplicada e ao ensino-aprendizagem de língua inglesa na atualidade.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

- Conhecimento dos principais temas em discussão, atualmente, no campo de ensino-aprendizagem direcionado ao ensino de LI.

- Reflexão sobre os resultados de estudos realizados por lingüistas aplicados e sua relação com situações locais de ensino-aprendizagem.

- Desenvolvimento de comportamentos e atitudes comprometidos com a identificação e resolução de problemas de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.    

- Reconhecimento de outras áreas da Linguística Aplicada e suas funções.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 

- Conceitos de Linguística Aplicada;

- Desenvolvimento histórico e tendências da LA;

- Diferenças entre Linguística e Linguística Aplicada

- Inglês no mundo contemporâneo;

- Conceitos de alfabetização, letramento e multiletramentos.

- Visões de língua e linguagem / discurso;

- Conceito de Aquisição e Aprendizagem de LE/L2 (Second Learning Aquisition);

- Identidade do professor de línguas;

- Crenças no ensino-aprendizagem de LI;

BIBLIOGRAFIA BÁSICA: 

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes, 2010.

CASTRO, S. T. R. Pesquisas em linguística aplicada: Novas contribuições. São Paulo: Cabral Editora, 2003.

LIMA, D. C. (Org.) Ensino e aprendizagem de língua inglesa. Conversa com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009.

LIMA, D. C. (Org.) Inglês em escolas públicas não funciona? Uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011.