EMENTA: História e evolução da Linguística Aplicada e
sua relação com a Linguística. Linguística Aplicada (LA) como área de
conhecimento e seu objeto de estudo. Visão dos fundamentos da LA sobre o ensino
e aprendizagem de línguas estrangeiras (LAd). O status e o papel das línguas na
atualidade. Status do professor de língua inglesa na contemporaneidade. Temas
abordados pela Linguística Aplicada.
OBJETIVO GERAL: Introduzir os acadêmicos ao campo da Linguística Aplicada e ao ensino-aprendizagem de língua inglesa na atualidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Conhecimento dos principais temas em
discussão, atualmente, no campo de ensino-aprendizagem direcionado ao ensino de
LI. - Reflexão sobre os resultados de estudos
realizados por lingüistas aplicados e sua relação com situações locais de
ensino-aprendizagem. - Desenvolvimento de comportamentos e
atitudes comprometidos com a identificação e resolução de problemas de
ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
- Conceitos de Linguística Aplicada; - Desenvolvimento histórico e tendências da
LA; - Diferenças entre Linguística e Linguística
Aplicada - Inglês no mundo contemporâneo; - Conceitos de alfabetização, letramento e
multiletramentos. - Visões de língua e linguagem / discurso; - Conceito de Aquisição e Aprendizagem de
LE/L2 (Second Learning Aquisition); - Identidade do professor de línguas; - Crenças no ensino-aprendizagem de LI;
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões
comunicativas no ensino de línguas. São Paulo: Pontes, 2010. CASTRO, S. T. R. Pesquisas em linguística
aplicada: Novas contribuições. São Paulo: Cabral Editora, 2003. LIMA, D. C. (Org.) Ensino e aprendizagem de
língua inglesa. Conversa com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009.
- Professor: JULIANE D'ALMAS