PLANO DE ENSINO
Ano Letivo: | 2021 |
Campus: | UNIÃO DA VITÓRIA |
Curso: | PEDAGOGIA |
Grau: | GRADUAÇÃO |
Disciplina: | INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA |
Série / Período: | 1º |
Carga Hor. Total: 60 | 60 h/a |
Turno: | Vespertino/noturno |
Teórica: | 45h/a |
Prática: | 15h/a |
Carga Hor. Semanal: | 4h/a |
Carga Hor. Extensão: | - |
Oferta da Disciplina: | 1º Semestre |
EMENTA |
Educação e Pedagogia: conceitos, princípios e campo de estudo. Trajetória sócio-histórica do Curso de Pedagogia no Brasil. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Unespar/UV. Fundamentos do desenvolvimento profissional docente. Tendências pedagógicas na educação brasileira. Histórico, objeto e abrangência da Didática. Ética profissional docente. Teorias e perspectivas pedagógicas atuais. |
OBJETIVOS |
· Compreender o que é Educação e Pedagogia; · Refletir sobre a Trajetória sócio histórica do Curso de Pedagogia no Brasil; · Conhecer o campo de atuação do Pedagogo; · Apresentar o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV; · Entender os fundamentos do desenvolvimento profissional docente; · Analisar as tendências pedagógicas na educação brasileira e as perspectivas pedagógicas atuais. · Conhecer o histórico, objeto e abrangência da Didática; · Refletir sobre ética profissional docente no contexto da educação básica;
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
1ºBIMESTRE EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA - Conceitos, princípios E campo de estudo; - Trajetória sócio-histórica do Curso de Pedagogia no Brasil; - Leis, documentos norteadores ( CF/1988; LDB 9394/96,) - Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV. - Papel do pedagogo na Educação Básica;
1º e 2º BIMESTRES FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE - Ser professor, desenvolver-se como profissional - As condições de trabalho do professor - O papel do professor na sociedade contemporânea; - Ética profissional docente e as relações cotidianas na escola;
2ºBIMESTRE HISTÓRICO, OBJETO E ABRANGÊNCIA DA DIDÁTICA PRÉ / CONCEITOS: - O papel da Didática na formação de professores e na prática pedagógica; Tendências pedagógicas na educação brasileira e perspectivas pedagógicas atuais. |
METODOLOGIA DE ENSINO |
A metodologia é dialógica responde a diversos objetivos e favorecer outra visão para o assunto através de diferentes ângulos e opiniões, com isso apresenta aos estudantes novas concepções contribuindo no desenvolvimento do próprio ponto de vista tornando-o mais consciente em relação a informação que recebe assim se pode desenvolver a interação entre acadêmicos/docente/conteúdo. Para tanto, todos serão envolvidos em seminários, discussões e pesquisas sobre os temas propostos relacionando o conteúdo as experiências vividas por cada acadêmico. O docente procederá à exposição dialogada na plataforma do moodle, MEET, Skype, teans, em momentos específicos, para construções e esclarecimentos de aspectos conceituais, fichamento dos temas em estudo, também seminários, análise de textos, leitura e reflexão sistemática de obras, pesquisa bibliográfica.
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RECURSOS DIDÁTICOS |
Notebook, plataformas: moodle, G-suite Capítulos de livros; Artigos da INTERNET; Filmes entre outras. |
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO | ||||||||||||||||
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos /pdf/rcp01_06.pdf. ______. LDB/9394/1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. 116 p. (Coleção primeiros passos; 20). CONSTITUIÇÃO. CF/1988. Brasília-DF: Centro Gráfico do Senado Federal, 1988. 292p.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova Didática. 19.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente E Profissional. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. 119p. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010. SILVA, Carmen Silvia Bissoli da. Curso de pedagogia no Brasil/ história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999. 105 p. (Coleção Polêmicas do nosso Tempo; 66). ISBN 8585701803 SILVA, Ezequiel Theodoro da. O professor e o combate à alienação imposta. 2.ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991. 84p. (Coleção polêmicas do nosso tempo,34). SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000. 256p.; il. (Biblioteca artmed - fundamentos da educação). Índice |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
COLPED. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Unespar, Campus de União da Vitória: Colegiado de Pedagogia, 2018. mimeo. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003. GARCÍA, Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. O que é pedagogia. Coleção primeiros passos. 4.ed. Ed. Brasiliense. São Paulo: 2007 198p.
JUNGES, Kelen dos Santos Junges; SILVA, Eliane Paganini da; SCHENA, Valéria Aparecida. Formação docente: tendências, saberes e práticas. Curitiba: CRV Editora, 2017. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1999. NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009. Disponível em: <http://www.etepb.com.br/arq_news/2012texto_professores_imagens_do_futuro_presente.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2015. SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008. (Coleção Memória da Educação). VERGOPOLAN, Roseli. O Curso de Pedagogia na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória: História, Currículo e Práticas. Dissertação TUIUTI. 2012.
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- Professor: ROSELI VERGOPOLAN