PLANO DE ENSINO

 

 

Ano Letivo:

 2021

Campus:

 UNIÃO DA VITÓRIA

Curso:

PEDAGOGIA

Grau:

GRADUAÇÃO

Disciplina:

INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA

Série / Período:

Turma:

 -

Carga Hor. Total: 60

60 h/a

Turno:

Vespertino/noturno

Teórica:

45h/a

Prática:

15h/a

Carga Hor. Semanal:

4h/a

Carga Hor. Extensão:

-

Oferta da Disciplina:

1º Semestre

Docente:

Roseli Vergopolan

Titulação/Área:

Mestre / Humanas

 

EMENTA

Educação e Pedagogia: conceitos, princípios e campo de estudo. Trajetória sócio-histórica do Curso de Pedagogia no Brasil. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Unespar/UV. Fundamentos do desenvolvimento profissional docente. Tendências pedagógicas na educação brasileira. Histórico, objeto e abrangência da Didática. Ética profissional docente. Teorias e perspectivas pedagógicas atuais.

 

OBJETIVOS

·         Compreender o que é Educação e Pedagogia;

·         Refletir sobre a Trajetória sócio histórica do Curso de Pedagogia no Brasil;

·         Conhecer o campo de atuação do Pedagogo;

·         Apresentar o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV;

·         Entender os fundamentos do desenvolvimento profissional docente;

·         Analisar as tendências pedagógicas na educação brasileira e as perspectivas pedagógicas atuais.

·         Conhecer o histórico, objeto e abrangência da Didática;

·         Refletir sobre ética profissional docente no contexto da educação básica;

 

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1ºBIMESTRE

EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA

- Conceitos, princípios E campo de estudo;

- Trajetória sócio-histórica do Curso de Pedagogia no Brasil;

- Leis, documentos norteadores ( CF/1988; LDB 9394/96,)

- Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV.

- Papel do pedagogo na Educação Básica;

 

1º e 2º BIMESTRES

FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

- Ser professor, desenvolver-se como profissional

- As condições de trabalho do professor

- O papel do professor na sociedade contemporânea;

- Ética profissional docente e as relações cotidianas na escola;

 

2ºBIMESTRE

HISTÓRICO, OBJETO E ABRANGÊNCIA DA DIDÁTICA PRÉ / CONCEITOS:

- O papel da Didática na formação de professores e na prática pedagógica;

Tendências pedagógicas na educação brasileira e perspectivas pedagógicas atuais.

 

METODOLOGIA DE ENSINO

A metodologia é dialógica responde a diversos objetivos e favorecer outra visão para o assunto através de diferentes ângulos e opiniões, com isso apresenta aos estudantes  novas concepções  contribuindo no desenvolvimento do próprio ponto de vista tornando-o  mais consciente em relação a informação que recebe assim se pode desenvolver a interação entre acadêmicos/docente/conteúdo.

 Para tanto, todos serão envolvidos em seminários, discussões e pesquisas sobre os temas propostos relacionando o conteúdo as experiências vividas por cada acadêmico. O docente procederá à exposição dialogada na plataforma do moodle, MEET, Skype, teans, em momentos específicos, para construções e esclarecimentos de aspectos conceituais, fichamento dos temas em estudo, também seminários, análise de textos, leitura e reflexão sistemática de obras, pesquisa bibliográfica.

 

 

 

RECURSOS DIDÁTICOS

 Notebook, plataformas: moodle, G-suite Capítulos de livros; Artigos da INTERNET; Filmes entre outras.

 

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

ATIVIDADE

CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO

PESO

Leitura de textos

Redação/interpretação/ pontualidade/organização;

1,5

Seminários

Organização e apresentação pontualidade;

1,5

Relatório filmes

Organização, clareza e cumprimento das atividades solicitadas.

1

Prova escrita

 

6

 

 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos /pdf/rcp01_06.pdf.

______. LDB/9394/1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2006. 116 p. (Coleção primeiros passos; 20).

CONSTITUIÇÃO.  CF/1988. Brasília-DF: Centro Gráfico do Senado Federal, 1988. 292p.

 

CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova Didática. 19.ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente E Profissional. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. 119p. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: para quê? 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, Carmen Silvia Bissoli da. Curso de pedagogia no Brasil/ história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999. 105 p. (Coleção Polêmicas do nosso Tempo; 66). ISBN 8585701803

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O professor e o combate à alienação imposta. 2.ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991. 84p. (Coleção polêmicas do nosso tempo,34).

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000. 256p.; il. (Biblioteca artmed - fundamentos da educação). Índice

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

COLPED. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Unespar, Campus de União da Vitória: Colegiado de Pedagogia, 2018. mimeo.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GARCÍA, Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. O que é pedagogia. Coleção primeiros passos. 4.ed. Ed. Brasiliense. São Paulo: 2007 198p.

 

JUNGES, Kelen dos Santos Junges; SILVA, Eliane Paganini da; SCHENA, Valéria Aparecida. Formação docente: tendências, saberes e práticas. Curitiba: CRV Editora, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1999.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Educa: Lisboa, 2009. Disponível em: <http://www.etepb.com.br/arq_news/2012texto_professores_imagens_do_futuro_presente.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2015.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008. (Coleção Memória da Educação).

VERGOPOLAN, Roseli. O Curso de Pedagogia na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória: História, Currículo e Práticas. Dissertação TUIUTI. 2012.

 

 

 

 

APROVAÇÃO DO COLEGIADO

Aprovado em reunião do Colegiado de Curso em: __/__/2021 Ata nº ____

 

Assinaturas

WhatsApp Image 2020-04-25 at 14

Profa.Roseli Vergopolan

 

Profa.Dra. Váleria Aparecida Schena