PLANO DE ENSINO
Ano Letivo:
|
2021
|
Campus:
|
UNIÃO DA VITÓRIA
|
Curso:
|
PEDAGOGIA
|
Grau:
|
GRADUAÇÃO
|
Disciplina:
|
INTRODUÇÃO DA PEDAGOGIA
|
Série / Período:
|
1º
|
Turma:
|
-
|
Carga Hor. Total: 60
|
60 h/a
|
Turno:
|
Vespertino/noturno
|
Teórica:
|
45h/a
|
Prática:
|
15h/a
|
Carga Hor. Semanal:
|
4h/a
|
Carga Hor. Extensão:
|
-
|
Oferta da
Disciplina:
|
1º Semestre
|
Docente:
|
Roseli Vergopolan
|
Titulação/Área:
|
Mestre / Humanas
|
EMENTA
|
Educação e Pedagogia: conceitos,
princípios e campo de estudo. Trajetória sócio-histórica do Curso de
Pedagogia no Brasil. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Unespar/UV.
Fundamentos do desenvolvimento profissional docente. Tendências pedagógicas na
educação brasileira. Histórico, objeto e abrangência da Didática. Ética
profissional docente. Teorias e perspectivas pedagógicas atuais.
|
OBJETIVOS
|
·
Compreender o que é Educação e Pedagogia;
·
Refletir sobre a Trajetória sócio histórica do
Curso de Pedagogia no Brasil;
·
Conhecer o campo de atuação do Pedagogo;
·
Apresentar o Projeto Pedagógico do Curso de
Pedagogia da UNESPAR/UV;
·
Entender os fundamentos do desenvolvimento
profissional docente;
·
Analisar as tendências pedagógicas na educação
brasileira e as perspectivas pedagógicas atuais.
·
Conhecer o histórico, objeto e abrangência da
Didática;
·
Refletir sobre ética profissional docente no
contexto da educação básica;
|
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
|
1ºBIMESTRE
EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA
- Conceitos,
princípios E campo de estudo;
- Trajetória
sócio-histórica do Curso de Pedagogia no Brasil;
- Leis, documentos
norteadores ( CF/1988; LDB 9394/96,)
- Projeto Pedagógico
do Curso de Pedagogia da UNESPAR/UV.
- Papel do pedagogo na
Educação Básica;
1º e 2º BIMESTRES
FUNDAMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE
- Ser professor,
desenvolver-se como profissional
- As condições de
trabalho do professor
- O papel do professor
na sociedade contemporânea;
- Ética profissional
docente e as relações cotidianas na escola;
2ºBIMESTRE
HISTÓRICO, OBJETO E ABRANGÊNCIA DA DIDÁTICA PRÉ / CONCEITOS:
- O papel da Didática
na formação de professores e na prática pedagógica;
Tendências pedagógicas na
educação brasileira e perspectivas pedagógicas atuais.
|
METODOLOGIA
DE ENSINO
|
A metodologia é dialógica
responde a diversos objetivos e favorecer outra visão para o assunto através
de diferentes ângulos e opiniões, com isso apresenta aos estudantes novas concepções contribuindo no desenvolvimento do próprio
ponto de vista tornando-o mais
consciente em relação a informação que recebe assim se pode desenvolver a
interação entre acadêmicos/docente/conteúdo.
Para tanto, todos serão envolvidos em
seminários, discussões e pesquisas sobre os temas propostos relacionando o
conteúdo as experiências vividas por cada acadêmico. O docente procederá à
exposição dialogada na plataforma do moodle, MEET, Skype, teans, em momentos
específicos, para construções e esclarecimentos de aspectos conceituais,
fichamento dos temas em estudo, também seminários, análise de textos, leitura
e reflexão sistemática de obras, pesquisa bibliográfica.
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
Notebook, plataformas: moodle, G-suite
Capítulos de livros; Artigos da INTERNET; Filmes entre outras.
|
CRITÉRIO
DE AVALIAÇÃO
|
ATIVIDADE
|
CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO
|
PESO
|
Leitura de textos
|
Redação/interpretação/
pontualidade/organização;
|
1,5
|
Seminários
|
Organização e
apresentação pontualidade;
|
1,5
|
Relatório filmes
|
Organização,
clareza e cumprimento das atividades solicitadas.
|
1
|
Prova escrita
|
|
6
|
|
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
|
BRASIL. Resolução CNE/CP nº
1, de 15 de maio de 2006. Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília:
CNE, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos /pdf/rcp01_06.pdf.
______. LDB/9394/1996. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. ed. São Paulo:
Brasiliense, 2006. 116 p. (Coleção primeiros passos; 20).
CONSTITUIÇÃO. CF/1988. Brasília-DF: Centro Gráfico
do Senado Federal, 1988. 292p.
CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova Didática. 19.ed.
Petrópolis: Vozes, 2008.
IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente E Profissional. 7ª
ed. São Paulo: Cortez, 2009. 119p. LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos:
para quê? 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, Carmen Silvia
Bissoli da. Curso de pedagogia no
Brasil/ história e identidade. Campinas: Autores Associados, 1999. 105 p.
(Coleção Polêmicas do nosso Tempo; 66). ISBN 8585701803
SILVA, Ezequiel Theodoro
da. O professor e o combate à
alienação imposta. 2.ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991. 84p.
(Coleção polêmicas do nosso tempo,34).
SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo. Porto
Alegre-RS: Artmed, 2000. 256p.; il. (Biblioteca artmed - fundamentos da
educação). Índice
|
BIBLIOGRAFIA
COMPLEMENTAR
|
COLPED. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia.
Unespar, Campus de União da Vitória: Colegiado de Pedagogia, 2018. mimeo.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes
necessários à prática educativa. 23.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GARCÍA, Formação de professores. Para uma mudança
educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. O que é pedagogia. Coleção primeiros passos. 4.ed. Ed.
Brasiliense. São Paulo: 2007 198p.
JUNGES, Kelen dos Santos
Junges; SILVA, Eliane Paganini da; SCHENA, Valéria Aparecida. Formação docente: tendências, saberes e
práticas. Curitiba: CRV Editora, 2017.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo:
Cortez, 1999.
NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente.
Educa: Lisboa, 2009. Disponível em:
<http://www.etepb.com.br/arq_news/2012texto_professores_imagens_do_futuro_presente.pdf>.
Acesso em: 5 fev. 2015.
SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria.
Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2008. (Coleção Memória da
Educação).
VERGOPOLAN, Roseli. O Curso de Pedagogia na Faculdade
Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória: História,
Currículo e Práticas. Dissertação TUIUTI. 2012.
|
APROVAÇÃO
DO COLEGIADO
|
Aprovado em reunião do
Colegiado de Curso em: __/__/2021 Ata nº ____
|
Assinaturas
Profa.Roseli Vergopolan
|
|
Profa.Dra. Váleria Aparecida Schena
|
|