EMENTA |
História da Psicologia. Relação entre Psicologia e Educação. Principais abordagens psicológicas e suas contribuições para a Educação. |
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OBJETIVOS |
o Promover reflexões acerca da caracterização da Psicologia da Educação; o Apropriar-se de princípios teóricos básicos dessa área do conhecimento para que desenvolvam a capacidade de análise das diferenças e divergências entre as correntes da Psicologia da Educação; o Compreender os princípios da Psicologia da Educação como aliada às situações do cotidiano escolar; o Formar professores e professoras que reflitam sobre a sua prática visando o aprimoramento do pensamento e da ação docente, com base nos constructos teóricos da Psicologia da Educação. o Preparar os futuros profissionais da educação para atuarem frente à realidade educacional do seu aluno e para que saiba situar-se na dimensão educador – educando.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
1º BIMESTRE A CARACTERIZAÇÃO DA PSICOLOGIA - A Psicologia ou as Psicologias: Ciência e senso comum. Áreas do conhecimento. Objeto de estudo da Psicologia. Psicologia Científica. - A evolução da Ciência Psicológica: A Psicologia entre os Gregos. A Psicologia no Império Romano e na Idade Média. A Psicologia no Renascimento. A Origem da Psicologia Científica. As primeiras escolas (abordagens) psicológicas: estruturalismo, funcionalismo e associacionismo.
AS PRINCIPAIS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS - BEHAVIORISMO: define o fato psicológico a partir da noção de comportamento (análise experimental do comportamento). - GESTALT: postula a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. - PSICANÁLISE: postula o inconsciente como objeto de estudo.
APLICABILIDADE DAS ABORDAGENS TEÓRICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL - Behaviorismo aplicado à educação. - Gestalt aplicada à educação. - Psicanálise aplicada à educação.
2º BIMESTRE TEORIAS CONTEMPORANEAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA APRENDIZAGEM - A Psicologia do Desenvolvimento Humano. Os fatores que influenciam o desenvolvimento e os aspectos do desenvolvimento humano. - O desenvolvimento sob a ênfase hereditária (inatismo); (empirismo); (interacionismo) - O desenvolvimento cognitivo: Piaget e Bruner; - O desenvolvimento emocional /afetivo e agressivo; - Autoconceito e desenvolvimento moral;
TEÓRICOS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA APRENDIZAGEM - PIAGET - Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem - VIGOTSKI - Desenvolvimento cultural e aprendizagem - WALLON - Desenvolvimento integral e aprendizagem - ROGERS - Humanismo e aprendizagem - ERIKSON- As oito idades do homem
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METODOLOGIA DE ENSINO |
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RECURSOS DIDÁTICOS |
Notebook, plataformas: moodle, G-suite Capítulos de livros; Artigos da INTERNET; Filmes; |
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
ALMEIDA, P. C. A.; AZZI, R. G. A Psicologia da educação como um saber necessário para a formação de professores. Temas em Psicologia. 2007. Vol. 15, n. 1. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2007000100006> Acesso em: 18 fev. 2020.
ANTUNES, Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Vol. 12, número 2, jul./dez, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200020 > Acesso em: 18 fev. 2020.
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática, 1986. 199 p. ISBN 8508035632.
BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
FREIRE, I. R. Raízes da Psicologia. Petrópolis: Vozes, 1997.
VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
BECKER, F. Aprendizagem: concepções contraditórias. In: Schème: Revista eletrônica de Psicologia e Epistemologia genética. Marília, v. 1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/552/445>. Acesso em 31/08/2017. COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, Á. (Orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1990.
GOULART, I. B. Psicologia da educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 7.ed. Petrópolis: Vozes,2000.
HENKLAIN, M. H. O.; CARMO, J. S. Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo. Fundação Carlos Chagas – Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 149, p. 704-723, 2013. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/2672/2618>. PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1972. SANTROCK, J. W. Psicologia educacional. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. TOGNETTA, L. P.; ROSÁRIO, P. Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral. IN: Revista Est. Aval. Educ. São Paulo, v. 24, n. 56, p. 106-137, set./dez. 2013. Disponível em:<http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1869/1869.pdf >. ZIMRING, F. Carl Rogers. Brasília: Coleção Educadores MEC, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4665.pdf.
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- Professor: ROSELI VERGOPOLAN