EMENTA

História da Psicologia. Relação entre Psicologia e Educação. Principais abordagens psicológicas e suas contribuições para a Educação.

 

 

OBJETIVOS

o        Promover reflexões acerca da caracterização da Psicologia da Educação;

o        Apropriar-se de princípios teóricos básicos dessa área do conhecimento para que desenvolvam a capacidade de análise das diferenças e divergências entre as correntes da Psicologia da Educação;

o        Compreender os princípios da Psicologia da Educação como aliada às situações do cotidiano escolar;

o        Formar professores e professoras que reflitam sobre a sua prática visando o aprimoramento do pensamento e da ação docente, com base nos constructos teóricos da Psicologia da Educação.

o        Preparar os futuros profissionais da educação para atuarem frente à realidade educacional do seu aluno e para que saiba situar-se na dimensão educador – educando.

           

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1º BIMESTRE

A CARACTERIZAÇÃO DA PSICOLOGIA

- A Psicologia ou as Psicologias: Ciência e senso comum. Áreas do conhecimento. Objeto de estudo da Psicologia. Psicologia Científica.

- A evolução da Ciência Psicológica: A Psicologia entre os Gregos. A Psicologia no Império Romano e na Idade Média. A Psicologia no Renascimento. A Origem da Psicologia Científica. As primeiras escolas (abordagens) psicológicas: estruturalismo, funcionalismo e associacionismo.

 

AS PRINCIPAIS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS

- BEHAVIORISMO: define o fato psicológico a partir da noção de comportamento (análise experimental do comportamento).

- GESTALT: postula a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade.

- PSICANÁLISE: postula o inconsciente como objeto de estudo.

 

APLICABILIDADE DAS ABORDAGENS TEÓRICAS NO ÂMBITO EDUCACIONAL

- Behaviorismo aplicado à educação.

- Gestalt aplicada à educação.

- Psicanálise aplicada à educação.

 

2º BIMESTRE

TEORIAS CONTEMPORANEAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA APRENDIZAGEM

- A Psicologia do Desenvolvimento Humano. Os fatores que influenciam o desenvolvimento e os aspectos do desenvolvimento humano.

- O desenvolvimento sob a ênfase hereditária (inatismo); (empirismo); (interacionismo)

- O desenvolvimento cognitivo: Piaget e Bruner;

- O desenvolvimento emocional /afetivo e agressivo;

- Autoconceito e desenvolvimento moral;

 

TEÓRICOS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E DA APRENDIZAGEM

- PIAGET - Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem

- VIGOTSKI - Desenvolvimento cultural e aprendizagem

- WALLON - Desenvolvimento integral e aprendizagem

- ROGERS - Humanismo e aprendizagem

- ERIKSON- As oito idades do homem

 

 

METODOLOGIA DE ENSINO

 

A metodologia é dialógica responde a diversos objetivos e favorece outra visão para o assunto através de diferentes ângulos e opiniões, com isso contribui aos estudantes  novas concepções e  o desenvolvimento de seu próprio ponto de vista  se tornando mais consciente em relação a informação que recebe assim se pode desenvolver a interação entre acadêmicos/docente/conteúdo.

 Para tanto, todos serão envolvidos em seminários, discussões e pesquisas sobre os temas propostos relacionando o conteúdo as experiências vividas por cada acadêmico. O docente procederá à exposição dialogada, em momentos específicos, para construções e esclarecimentos de aspectos conceituais, fichamento dos temas em estudo, também seminários, análise de textos, leitura e reflexão sistemática de obras, pesquisa bibliográfica.

 

 

RECURSOS DIDÁTICOS

Notebook, plataformas: moodle, G-suite Capítulos de livros; Artigos da INTERNET; Filmes;

 

CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO

ATIVIDADE

CRITÉRIOS DA AVALIAÇÃO

PESO

Leitura de textos

Redação/interpretação/ pontualidade/organização;

1,5

Seminários

Organização e apresentação pontualidade;

2

Relatório filmes

Organização, clareza e cumprimento das atividades solicitadas.

1,5

Prova escrita

 

5

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ALMEIDA, P. C. A.; AZZI, R. G. A Psicologia da educação como um saber necessário para a formação de professores. Temas em Psicologia. 2007. Vol. 15, n. 1. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2007000100006> Acesso em: 18 fev. 2020.

 

ANTUNES, Psicologia Escolar e Educacional: história, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Vol. 12, número 2, jul./dez, 2008. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572008000200020 > Acesso em: 18 fev. 2020.

 

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática, 1986. 199 p. ISBN 8508035632.

 

BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

FREIRE, I. R. Raízes da Psicologia. Petrópolis: Vozes, 1997.

 

VIGOTSKY, L. S. A formação  social  da  mente:  o  desenvolvimento  dos  processos psicológicos superiores. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

 

BECKER, F. Aprendizagem: concepções contraditórias. In: Schème: Revista eletrônica de Psicologia e Epistemologia genética. Marília, v. 1, n. 1, 2008.  Disponível em:  <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/552/445>.  Acesso em 31/08/2017.

COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, Á. (Orgs). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

DAVIS, Claudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1990.

 

GOULART, I. B. Psicologia da educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 7.ed. Petrópolis: Vozes,2000.

 

HENKLAIN, M. H. O.; CARMO, J. S. Contribuições da análise do comportamento à educação: um convite ao diálogo. Fundação Carlos Chagas – Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 149, p. 704-723, 2013. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/2672/2618>.

PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1972.

SANTROCK, J. W. Psicologia educacional. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.

TOGNETTA, L. P.; ROSÁRIO, P. Bullying: dimensões psicológicas no desenvolvimento moral. IN: Revista Est. Aval. Educ. São Paulo, v. 24, n. 56, p. 106-137, set./dez. 2013. Disponível em:<http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1869/1869.pdf >.

ZIMRING, F. Carl Rogers. Brasília: Coleção Educadores MEC, 2010. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4665.pdf.