1. EMENTA |
Aspectos relacionados à morfofisiologia, biologia geral, diversidade, ecologia, classificação e evolução de animais bilaterais protostômios: Platyhelminthes, Mollusca, Annelida, Gnathifera, Arthropoda, Cycloneuralia, Briozoa e Lophophorata. Parasitologia relacionada aos Platelmintos e Nematoda. Diagnose taxonômica dos grupos estudados.
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2. OBJETIVOS |
Desenvolver competências e habilidades necessárias para a identificação dos principais grupos zoológicos estudados, através de sua caracterização morfofisiológica e evolutiva. Propiciar ao aluno a aquisição de conhecimentos básicos de zoologia e de classificação, bem como, de sua implicação na sistemática zoológica.
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3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
Bilatéria: Introdução: Protostomia e Deuterostomia; Filogenia dos Bilatéria.
Filo Platyhelminthes (Turbellaria, Trematoda, Monogenea e Cestoda): Características gerais e Biologia geral;
Filo Mollusca (Aplacophora, Polyplacophora, Monoplacophora, Gastropoda, Cephalopoda, Bivalvia, Scaphopoda): Características gerais e Biologia geral;
Filo Annelida (Polychaeta, Oligochaeta, Hirudinomorpha): Características gerais e Biologia geral;
Filo Arthropoda (Trilobitomorpha, Chelicerata, Crustácea, Myriapoda e Hexapoda): Características gerais e Biologia geral; biodiversidade e relações com Onychophora e Tardigrada;
Super Filo Cycloneuralia (Nematoda, Gastrotricha, Nematomorpha, Kinorhyncha, Loricifera e Priapulida): Características gerais e Biologia geral;
Superfilo Gnathifera (Filo Gnasthomulida, Filo Rotifera, Filo Micrognatozoa, Filo Seisonida, Filo Acanthocephala): Características gerais e Biologia geral;
Superfilo Lophophorata (Phoronida, Brachiopoda e Bryozoa): Características gerais.
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4. METODOLOGIA DE ENSINO |
Aulas expositivas dialogadas com apoio de recursos audiovisuais e aulas práticas para maior interação entre alunos e professor, visando a compreensão e reflexão acerca dos conteúdos estudados. Resolução de lista de exercícios junto aos alunos.
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5. RECURSOS DIDÁTICOS |
Quadro de giz, projetor multimídia; materiais do laboratório de biologia; acervo da biblioteca para consultas. |
6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO |
Serão realizadas 4 (quatro) avaliações teóricas durante o ano. As notas bimestrais serão obtidas através de 01 (uma) avaliação teórica com valor 7,0 (sete) pontos, e 3,0 pontos de trabalhos. Totalizando 10,0 pontos. Cada bimestre terá peso 01 (um). O exame final constará de uma prova teórica com conteúdo cumulativo dos quatro bimestres
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7. BIBLIOGRAFIA |
BÁSICA |
ALMEIDA, L.M.; RIBEIRO-COSTA, C.S.; MARINONI, L. Manual de Coleta, Conservação, Montagem e Identificação de Insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998.
BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
RIBEIRO-COSTA, C. S.; ROCHA, R. M. Invertebrados: Manual de aulas práticas. Ribeirão Preto: Holos. 2002.
RUPPERT, E. E.; FOX, R. S.; BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.
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COMPLEMENTAR |
AMORIM, D. S. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002.
LOPES, SÔNIA. Bio: volume único. 2. ed. São Paulo:Saraiva, 2008.
HICKMAN, C.P.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2004.
MARGULIS, L.; SCHWARTZ, K. V. Cinco reinos: um Guia Ilustrado dos Filos da Vida na Terra. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
NEVES,D. P. Parasitologia humana. 6 ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1986.
PAPAVERO, N. (Org.) Fundamentos práticos de taxonomia zoológica: coleção, bibliografia e nomenclatura. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.
SOARES, J. L. Dicionário etimológico e circunstanciado de Biologia. São Paulo: Scipione, 2003.
TRIPLEHORN, C.A.; JOHNSON, N.F. Estudo dos insetos: tradução da 7ª edição de Borror and Delong’s introduction to the study of insects. São Paulo, Cengage Learning. 2011.
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- Teacher: FABIO DE AZEVEDO