1.    EMENTA

 

Aspectos relacionados à morfofisiologia, biologia geral, diversidade, ecologia, classificação e evolução de animais bilaterais protostômios: Platyhelminthes, Mollusca, Annelida, Gnathifera, Arthropoda, Cycloneuralia, Briozoa e Lophophorata. Parasitologia relacionada aos Platelmintos e Nematoda. Diagnose taxonômica dos grupos estudados.

 

2.    OBJETIVOS

 

Desenvolver competências e habilidades necessárias para a identificação dos principais grupos zoológicos estudados, através de sua caracterização morfofisiológica e evolutiva. Propiciar ao aluno a aquisição de conhecimentos básicos de zoologia e de classificação, bem como, de sua implicação na sistemática zoológica.

 

3.    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Bilatéria: Introdução: Protostomia e Deuterostomia; Filogenia dos Bilatéria.

 

Filo Platyhelminthes (Turbellaria, Trematoda, Monogenea e Cestoda): Características gerais e Biologia geral;

 

Filo Mollusca (Aplacophora, Polyplacophora, Monoplacophora, Gastropoda, Cephalopoda, Bivalvia, Scaphopoda): Características gerais e Biologia geral;

 

Filo Annelida (Polychaeta, Oligochaeta, Hirudinomorpha): Características gerais e Biologia geral;

 

Filo Arthropoda (Trilobitomorpha, Chelicerata, Crustácea, Myriapoda e Hexapoda): Características gerais e Biologia geral; biodiversidade e relações com Onychophora e Tardigrada;

 

Super Filo Cycloneuralia (Nematoda, Gastrotricha, Nematomorpha, Kinorhyncha, Loricifera e Priapulida): Características gerais e Biologia geral;

 

Superfilo Gnathifera (Filo Gnasthomulida, Filo Rotifera, Filo Micrognatozoa, Filo Seisonida, Filo Acanthocephala): Características gerais e Biologia geral;

 

Superfilo Lophophorata (Phoronida, Brachiopoda e Bryozoa): Características gerais.

 

4.    METODOLOGIA DE ENSINO

 

Aulas expositivas dialogadas com apoio de recursos audiovisuais e aulas práticas para maior interação entre alunos e professor, visando a compreensão e reflexão acerca dos conteúdos estudados. Resolução de lista de exercícios junto aos alunos.

 

5.    RECURSOS DIDÁTICOS

 

Quadro de giz, projetor multimídia; materiais do laboratório de biologia; acervo da biblioteca para consultas.

6.    CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Serão realizadas 4 (quatro) avaliações teóricas durante o ano.

As notas bimestrais serão obtidas através de 01 (uma) avaliação teórica com valor 7,0 (sete) pontos, e 3,0 pontos de trabalhos. Totalizando 10,0 pontos. Cada bimestre terá peso 01 (um).

O exame final constará de uma prova teórica com conteúdo cumulativo dos quatro bimestres

 

 

7.    BIBLIOGRAFIA

BÁSICA

 

ALMEIDA, L.M.; RIBEIRO-COSTA, C.S.; MARINONI, L. Manual de Coleta, Conservação, Montagem e Identificação de Insetos. Ribeirão Preto: Holos, 1998.

 

BRUSCA, R. C.; BRUSCA, G. J. Invertebrados. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

 

RIBEIRO-COSTA, C. S.; ROCHA, R. M. Invertebrados: Manual de aulas práticas. Ribeirão Preto: Holos. 2002.

 

RUPPERT, E. E.; FOX, R. S.; BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. 7. ed. São Paulo: Roca, 2005.

 

COMPLEMENTAR

 

AMORIM, D. S. Fundamentos de Sistemática Filogenética. Ribeirão Preto: Holos, 2002.

 

LOPES, SÔNIA. Bio: volume único. 2. ed. São Paulo:Saraiva, 2008.

 

HICKMAN, C.P.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. Princípios Integrados de Zoologia. 11. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2004.

 

MARGULIS, L.; SCHWARTZ, K. V. Cinco reinos: um Guia Ilustrado dos Filos da Vida na Terra. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

 

NEVES,D. P. Parasitologia humana. 6 ed. Rio de Janeiro: Livraria Atheneu, 1986.

 

PAPAVERO, N. (Org.) Fundamentos práticos de taxonomia zoológica: coleção, bibliografia e nomenclatura. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994.

 

SOARES, J. L. Dicionário etimológico e circunstanciado de Biologia. São Paulo: Scipione, 2003.

 

TRIPLEHORN, C.A.; JOHNSON, N.F. Estudo dos insetos: tradução da 7ª edição de Borror and Delong’s introduction to the study of insects. São Paulo, Cengage Learning. 2011.