Os letramentos próprios
do ambiente acadêmico são, muitas vezes, barreiras para a permanência
estudantil no Ensino Superior, sendo relevante a implementação de ações para
inserção de estudantes universitários em práticas de leitura e escrita de
textos pertencentes a uma esfera desconhecida, com ações muito diferentes daquelas
requeridas na Educação Básica. Assim, o presente projeto visa a atender os
acadêmicos do curso de Pedagogia com a ofertas de oficinas que auxiliem na
produção e leitura de gêneros acadêmico ministradas por estudantes do curso de
Letras orientados para tal finalidade. Somem-se às dificuldades cotidianas, as
lacunas deixadas pelo período da pandemia em que o ensino esteve na modalidade
remota, momento em que as dificuldades de alguns alunos aumentaram e culminaram
no ambiente acadêmico, espaço em que a necessidade de leitura, interpretação e
produção de texto é essencial enquanto exigência das disciplinas do curso e
para o próprio desenvolvimento pessoal. Por fim, tal proposta tem como
diferencial contar com estudantes do curso de Letras em sua execução,
promovendo uma atividade formativa para os graduandos que ofertaram as
oficinas.
- Professor: Jacqueline Costa Sanches Vignoli