Os letramentos próprios do ambiente acadêmico são, muitas vezes, barreiras para a permanência estudantil no Ensino Superior, sendo relevante a implementação de ações para inserção de estudantes universitários em práticas de leitura e escrita de textos pertencentes a uma esfera desconhecida, com ações muito diferentes daquelas requeridas na Educação Básica. Assim, o presente projeto visa a atender os acadêmicos do curso de Pedagogia com a ofertas de oficinas que auxiliem na produção e leitura de gêneros acadêmico ministradas por estudantes do curso de Letras orientados para tal finalidade. Somem-se às dificuldades cotidianas, as lacunas deixadas pelo período da pandemia em que o ensino esteve na modalidade remota, momento em que as dificuldades de alguns alunos aumentaram e culminaram no ambiente acadêmico, espaço em que a necessidade de leitura, interpretação e produção de texto é essencial enquanto exigência das disciplinas do curso e para o próprio desenvolvimento pessoal. Por fim, tal proposta tem como diferencial contar com estudantes do curso de Letras em sua execução, promovendo uma atividade formativa para os graduandos que ofertaram as oficinas.