EMENTA

 

Análise da relação pedagógica: professor-aluno; conhecimento e os diferentes aspectos do ensinar e do aprender. Planejamento e organização do processo de ensino e aprendizagem: elaboração de objetivos, seleção de conteúdos, metodologia de ensino, técnicas de ensino, recursos didáticos, procedimentos didáticos do professor, avaliação da aprendizagem. Elaboração de propostas de planejamento de ensino, planos de aula, projeto interdisciplinar com problematização e pesquisa.

OBJETIVOS

•  Geral:

Viabilizar o exercício da prática docente, de forma supervisionada, em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, para que os professores em formação tenham a oportunidade de problematizar e refletir sobre a ação docente e o ensino de Língua Portuguesa, considerando as práticas de leitura, de produção textual e de análise linguística.

 

•  Específicos:

Desenvolver atividades de participação e de socialização de experiências docentes, no intuito de permitir ao professor o exercício constante da reflexão e da autorreflexão;

  Oportunizar    aos    professores    em   formação   o    desenvolvimento    de    habilidades    e posicionamentos necessários à ação docente;

Oportunizar aos professores em formação o intercâmbio de informações e experiências concretas que os preparem para o efetivo exercício da profissão.