Desenvolvimento da escultura e do objeto no espaço, contexto e no tempo. Instalação, espaço urbano e site-specific, vídeo e performance.

Ementa 


Identificação e análise das principais propostas artísticas na pintura, escultura e arquitetura, e outras formas de expressão plástica, suas técnicas e os valores estéticos que as nortearam desde o Impressionismo até a primeira metade do século XX, em consonância com o momento sócio-político-econômico e cultural em que se desenvolveram.

Conteúdos 

O Realismo no século XIX: artes visuais e literatura; A modernidade de Charles Baudelaire e Edouard Manet; O Salão de Belas Artes e o embate entre modernos e acadêmicos; O Impressionismo: galerias, coleções e a constituição do mercado de arte; Os pós-impressionistas e o fin de siècle; Influências europeias na arte brasileira do final do século XIX (Missão Francesa, Academia Imperial); Precursores do moderno no Brasil Anita Malfatti e Lasar Segall; A Semana de 1922 e a primeira geração dos modernistas brasileiros; O muralismo mexicano; A Grande Guerra e o Expressionismo alemão; Construtivismo Russo Futurismo italiano, sociedade industrial e a arte na era da reprodutibilidade; Linguagens abstratas; Pablo Picasso, Cubismo e o interesse pela arte primitiva; A anti-arte Dadá e a influência na contemporaneidade; O período entre guerras, o Surrealismo e o interesse pelas teorias freudianas;

O objetivo dessa disciplina é o de apresentar alguns dos usos das imagens e tecnologias digitais pelos artistas - seus processos, a circulação desses trabalhos e a recepção histórica / teórica dessa produção. Além disso, visa à introdução de tecnologias digitais open source para artistas, como uma maneira de ampliar o repertório técnico do aluno.